Desenvolvimento Emocional através do Toque Terapêutico

Desenvolvimento Psico Corporal em Algés

Desenvolvimento Psico Corporal

Em que consiste o Desenvolvimento Psico Corporal em Algés?


As sessões de Desenvolvimento Psico Corporal - DPC têm a duração de 90 minutos em que parte do tempo é dedicado ao
corpo e outra parte é dedicada à mente.

O trabalho corporal é essencialmente com massagem mas não só: são realizados também exercícios de respiração, alongamentos, posturas específicas, outras técnicas de terapia manual, etc. 

No trabalho dedicado à mente há uma abordagem com base no diálogo em que são usadas algumas ferramentas de coaching em saúde e exercícios fundamentados na psicologia corporal.

Porque surgiu o Desenvolvimento Psico Corporal?

Após iniciar a sua actividade enquanto Terapeuta Manual, a Maria João Tarouca começou a perceber que uma grande quantidade de pessoas que chegava até ela com sintomas físicos - dores musculares, dores de cabeça ou alterações músculo-esqueléticas de outro tipo - identificava uma associação clara com alterações de sistema nervoso

Ou seja, muitas vezes quando o cliente estava sujeito a elevados picos de stress, os sintomas apareciam ou agravavam. 

Rapidamente entendeu que se se limitasse a tratar a componente corporal, as pessoas ficavam bastante melhores, deixavam de fazer massagens, iam à sua vida e passado poucos meses voltavam exactamente com os mesmos sintomas. 

Porquê? 

Porque não tinham trabalhado a origem do sintoma. Os estímulos ameaçadores continuavam a existir, os hábitos eram mantidos e por isso continuava a surgir exactamente a mesma consequência - dores físicas.

Concluiu que era muito importante ir trabalhar na origem real:

1. Descobrir especificamente o que está a causar o sintoma: qual é o “problema” que está na base das preocupações do cliente que alteram o seu sistema nervoso e, como consequência, o sistema músculo-esquelético.

2. Trabalhar no sentido de aprender a gerir melhor o stress para que não surjam as referidas consequências.

Com esta abordagem de trabalho mental pretende-se:

- perceber o que está a provocar as alterações no sistema nervoso autónomo
- identificar o que o cliente pode fazer na prática para alterar hábitos 
- desenvolver competências pessoais 

Tudo isto de forma a que o tal estímulo (ou conjunto de estímulos) deixe de ser ameaçador, e assim se eliminem os picos de stress que alteram bioquimicamente o seu organismo provocando as consequências músculo-esqueléticas.

Periodicidade

A periodicidade das sessões depende de vários factores e é sempre decidida em conjunto com o cliente. Alguns clientes fazem sessões com uma periodicidade semanal, outros quinzenal e outros começaram com uma periodicidade semanal, que depois passou a quinzenal e agora, pontualmente, quando entendem que é necessário agendam uma sessão. 

Constatou-se que a evolução do tratamento do sistema músculo-esquelético é bastante mais significativa e mais profícua a longo prazo. 

Felizmente, as sessões de Desenvolvimento Psico Corporal têm sido muito positivas. Este serviço foi implementado há já alguns anos e percebeu-se de imediato que fazia muito sentido não só para a terapeuta mas também para os clientes. 




SENTE Carcavelos

Praceta de Portugal, 63A
Quinta de São Gonçalo
2775-369 Carcavelos

SENTE Carnaxide

Espaço DeAnima
Rua Vasco Santana, 2B
2790-158 Carnaxide

SENTE Algés

BeHolistic
Rua Damião de Góis 34,
1ESQ, 1495-043 Algés